Curitiba convoca pessoas de 40 a 49 anos para vacina bivalente anticovid e contra a gripe

By Louis Lisban 5 Min Read

A partir desta quinta-feira (4/5), os curitibanos de 40 a 49 anos poderão receber a vacina bivalente anticovid e também a vacina contra a gripe. Cerca de 280 mil pessoas estão nessa faixa etária em Curitiba.

Curitiba é a primeira cidade do Brasil a aderir ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal
Mais de 13 mil doses foram aplicadas no primeiro Dia D de Vacinação de 2023 em Curitiba
A Secretaria Municipal da Saúde vem convocando novos públicos para as duas vacinas de forma escalonada. Segundo a secretária Beatriz Battistella, com a chegada de mais doses dos dois imunizantes é possível ampliar o chamamento.

“Com as baixas temperaturas, aumenta a circulação de vírus respiratórios, por isso é essencial que reforcemos a proteção da nossa população com as vacinas disponíveis”, diz a secretária.

Desde que começou a aplicação da vacina bivalente anticovid em Curitiba, em 27 de fevereiro, foram aplicadas 194.772 doses, cerca de 24,3% do público total já convocado, que é de 801.229 pessoas. Este imunizante é o mais atualizado contra o coronavírus.

Já na campanha de vacinação da gripe, iniciada em 29 de março, foram aplicadas 164.588 doses da vacina influenza, o que corresponde a cerca 23,6% do público prioritário elegível. (Veja quais são os públicos das duas vacinas abaixo)

Vacina bivalente anticovid
As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vacinada.

Para aplicação da vacina bivalente, é necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e respeitar o intervalo de quatro meses desde a última aplicação.

Vacina contra a gripe

A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente e protege contra a cepa da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reação anafilática grave em doses anteriores.

Os imunizantes estão disponíveis em 106 unidades de saúde da capital paranaense. Confira os horários de funcionamento e endereços no site Imuniza Já Curitiba.

Orientações
As duas vacinas (contra a gripe e contra a covid-19) podem ser aplicadas juntas. Não há necessidade de intervalo entre elas. Para se vacinar, além de ser morador de Curitiba, é preciso apresentar documento de identificação com foto.

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.

Público já convocado para se vacinar contra a gripe
Pessoas com 50 anos ou mais
Crianças com 6 meses a menores de 6 anos
Trabalhadores de saúde
Acamados (aplicação na residência)
Indígenas (pelo Distrito Sanitário Tatuquara e equipes do Consultório na Rua)
Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)
Gestantes e puérperas (mulheres que passaram por parto há até 45 dias)
Pessoas com comorbidades
Profissionais da educação
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Forças armadas, de segurança e salvamento
Público já convocado para a vacina bivalente anticovid em Curitiba
Pessoas com 50 anos completos ou mais
Imunossuprimidos com 12 anos ou mais
Gestantes e puérperas com 12 anos ou mais
Pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais
Acamados com 12 anos ou mais (aplicação na residência)
Moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência (aplicação na residência)
Indígenas
Pessoas com comorbidades com 12 anos ou mais

 

Share This Article