A falta de educação financeira e, consequentemente, de planejamento financeiro é uma realidade para boa parte dos brasileiros. O empresário Marcio Alaor de Araujo explica que isso acarreta, nada mais nada menos, em pessoas extremamente endividadas que acabam fazendo da sua vida financeira uma grande bola de neve. 

Por esse motivo, sair do vermelho, quitar as dívidas e melhorar a vida financeira pode parecer uma tarefa impossível, mas, para Marcio Alaor de Araujo,  fazendo um bom orçamento e aprendendo a se planejar, esse cenário pode mudar rapidamente. Sendo assim, se você quer saber o que fazer para quitar suas dívidas mais rapidamente, não deixe de ler este artigo até o final.

Saiba o valor total das suas dívidas

O primeiro passo para quitar suas dívidas mais rapidamente é saber qual é o valor total das suas dívidas fixas, bem como o valor total da sua renda, isto é, de tudo o que entra mensalmente na sua conta bancária. Isso porque, segundo Marcio Alaor de Araujo, quando se tem um visão ampla do cenário é possível identificar e traçar estratégias para livrar-se delas.

Economize mensalmente

Após saber tudo o que compromete seu orçamento, estabelecer uma economia mensal é fator essencial para quitar suas dívidas também. Desse modo, Marcio Alaor de Araujo comenta que o ideal é guardar pelo menos 30% da sua renda, no entanto, se isso não for possível, você pode começar pelo valor que for acessível, o ideal é apenas que seja um valor fixo por mês, um compromisso assim como se tem com as dívidas. Isso é importante para evitar que você recorra a medidas mais extremas, como a solicitação de empréstimos financeiros.

Negocie suas dívidas

Outro modo de quitar suas dívidas mais rapidamente é negociá-las com seus credores, uma medida bastante possível e, certamente, comum. Desse modo, estabeleça qual seria o melhor valor mensal para se pagar por determinada dívida e solicite isso às instituições credoras, priorizando, dessa forma, dívidas mais antigas e/ou mais caras.

Invista em educação financeira

Como dito, a ausência de educação financeira é um grande déficit na vida de todos os brasileiros, por isso, investir nesse conhecimento pode não somente te ajudar na resolução de problemas financeiros, como te ajudar a evitá-los. Por esse motivo, o empresário Marcio Alaor de Araujo aconselha: se eduque financeiramente e tenha uma vida mais próspera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui