O mais luxuoso shopping center da capital paranaense é protagonista de grande fomento econômico e desenvolvimento em sua região e possibilita aos clientes mais do que uma experiência de compra

Os shopping centers de Curitiba geralmente são muito bem-sucedidos em termos de varejo e populares entre os consumidores. No setor de alto padrão, quem se destaca é o Shopping Pátio Batel, que traz importantes impactos econômicos à capital paranaense.

Suas principais características incluem a variedade de artigos, o estilo e a seleção de produtos e serviços, sua forma física e a ampla oferta sob um único teto, além de excelente localização e o tipo de acessibilidade aos visitantes.

Por se posicionar tendo como público-alvo um nicho bastante específico de clientes alto-padrão, o Pátio Batel funciona de maneira diferente de outros shopping centers, pois recorre a uma área de influência mais ampla, desenhando um tipo diferente de viagem de compras com sofisticação e glamour, apresentando grandes e importantes marcas a nível mundial, além de excelentes eixos gastronômicos para um dia de passeio ou para um momento de lazer mais especial.

Frequentemente, os passeios a tais centros são viagens de compras mais vagarosas, onde o público curitibano consome não somente produtos e serviços, mas faz uma experiência de imersão em moda, estilo, luxo, elegância e excelência na prestação de serviços – sendo o lugar preferido por muitos proprietários que decidem comprar casas à venda no Campo Comprido, só pra ficar mais perto do Pátio Batel.

Diferencial que é um forte atrativo para a região

O desenvolvimento do Shopping Pátio Batel reflete várias mudanças amplas no varejo curitibano. Em primeiro lugar, proporciona uma experiência de compra diferente para o consumidor. Em segundo lugar, apresenta uma ampla variedade de lojas e serviços, atraentes, focados e convenientes.

Além do mais, é bem servido em estacionamento e serviços de transporte público, perfazendo uma combinação de fornecimento de varejo alimentar e não alimentar, bem como outros serviços, ao público não somente do bairro do Batel, mas a vários outros, como Champagnat, Ecoville, Campo Comprido, Santa Felicidade e Seminário, por exemplo.

Impulso a crescimento local da região

Além de diferenciais em seu interior, o shopping Pátio Batel também trouxe investimentos substanciais de capital do setor privado para áreas em seu exterior, que anteriormente atraíam pouco na região.

Esse investimento significou o investimento em novos edifícios na região, bem como melhorias significativas na infraestrutura em sua área. Esta foi uma fonte substancial de empregos locais por um período de vários anos em uma área de alto índice de empregos.

Embora esses empregos iniciais tenham sido temporários, alguns trabalhos dessa natureza tendem a ocorrer nos centros ao longo do tempo, e os trabalhos continuam a ser apoiados na reforma de unidades de varejo e manutenção contínua de edifícios no entorno do shopping.

Oportunidade de emprego e renda

Além dos empregos sazonais disponíveis com a chegada do Pátio Batel, quase todos os empregos baseados nesses centros são permanentes. Em comum com o setor de varejo nacionalmente, uma proporção relativamente alta trabalha em meio período e, nos quatro centros examinados, a proporção de empregados permanentes que trabalham em meio período varia de 57 a 65 por cento.

Essa proporção também reflete em parte o longo horário de funcionamento desses centros e o fato de que normalmente funcionam sete dias por semana. Novamente, como no varejo nacional, a maioria (70 por cento) dos funcionários do local tendem a ser mulheres e os centros são uma fonte importante de oportunidades de emprego locais para mulheres.

A extensão desse emprego multiplicador também reflete fatores como o nível de gastos com salários dos funcionários e quanto é retido na área local. Embora os níveis salariais médios no varejo não sejam altos em comparação com alguns outros setores, uma alta proporção dos gastos com salários provavelmente será capturada localmente, já que a maioria dos funcionários dos shopping centers tende a ser também consumidores em bairros próximos.

Exteriormente, há evidências de que o Pátio Batel teve uma forte influência nas decisões de localização por outras formas de investidores em circuitos imobiliários em seu entorno, com a valorização gradativa de estacionamentos, escritórios, consultórios, apartamentos no Batel e demais unidades residenciais ou comerciais da região.

Impacto no turismo curitibano

As compras são reconhecidas como uma das atividades de lazer mais populares da região sul do Brasil e sua importância em termos de turismo se reflete no número de viagens domésticas de um dia que dá origem a visitantes vindos do interior do Paraná e também de Santa Catarina para consumir no Pátio Batel.

Diversos visitantes passam diariamente pelo local para fazer compras não regulares/não convenientes e constituem a maior atividade de lazer depois de comer fora ou visitar amigos e parentes na capital. Pesquisas com turistas descobriram que os shopping centers são de longe o destino mais popular que os visitantes planejam visitar, quando passam por Curitiba. Destes, geralmente costumam gastar muito bem em experiências com gastronomia de alto padrão, roupas e presentes/souvenirs.

Devido à proximidade de um hospital e hotéis na região, também há alguma indicação de que o Pátio Batel traz uma valiosa contribuição para o turismo de negócios em sua região. Este é o setor do turismo que mais cresce a nível nacional e envolve os visitantes em viagens de negócios, conferências, exposições e eventos de hotelaria corporativa em Curitiba. Os turistas de negócios gastam, em média, mais do que os visitantes de lazer e costumam retornar ao local mais vezes.

Impactos em serviços prestados aos consumidores

A evidência de novos desenvolvimentos de varejo ou investimentos importantes no centro do bairro do Batel, com mudanças na extensão geral fornecem visões qualitativas importantes sobre esses impactos em outros bairros também, levando ao aumento da competitividade ou redefinindo o papel de outros comércios em seu entorno, de modo a responder melhor às mudanças nas expectativas do consumidor.

A oferta de compras de alta qualidade e sua estrutura em geral tornou a área do Batel um lugar mais atraente para as pessoas que desejam vir morar e trabalhar e ajuda a atrair novos ocupantes residenciais e comerciais, por sua vez, ajudando a produzir uma comunidade vibrante e mista para um dos metros quadrados mais badalados do sul do país.

Gostou deste post? Compartilhe-o em suas redes sociais e diga: de que maneira o Shopping Pátio Batel trouxe melhorias em sua vida?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui