Se você tem um negócio e quer estar sempre com as contas sob controle e, acima de tudo, ter uma reserva de capital, este artigo é para você! Marcio Alaor de Araujo, empresário renomado e grande entusiasta nos assuntos financeiros, explica aqui, a convite de nossa redação, tudo o que você precisa saber sobre o factoring, um importante conceito para o mundo dos negócios.

Entendendo o conceito

Antes de mais nada, o empresário Marcio Alaor de Araujo explica que factoring nada mais é que uma operação financeira que diversas instituições comerciais oferecem. Geralmente, tais instituições possuem direitos creditórios adquiridos e depois o pagam à vista com acréscimos de juros e outras taxas. Em outras palavras, factoring é uma operação indicada para empresas que ainda não possuem capital de giro.

Essa operação pode ser muito útil para uma empresa, afinal, ela é procurada quando não se possui mais recursos financeiros para sustentar-se enquanto espera pagamentos de serviços prestados. Isto é, segundo Marcio Alaor de Araujo, recorre-se ao factoring quando não se possui um capital de giro bem consolidado.

Como funciona o factoring?

O empresário Marcio Alaor de Araujo explica que o factoring não funciona de maneira muito complexa e para entender é simples: a empresa interessada adquire os direitos creditórios via duplicata (à vista) e o oferece de maneira total ou parcial ao cliente. No entanto, se o crédito não por pago dentro do período esperado , o título deve ser comprado de volta.

Além disso, o renomado Marcio Alaor de Araujo explica, por fim, que o factoring não é como um tipo de empréstimo. Pelo contrário, tratam-se de produtos diferentes, de modo que apenas bancos e/ou instituições financeiras podem oferecer qualquer modalidade de empréstimo, por exemplo. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui