Considerada uma categoria do automobilismo, a Fórmula Truck é uma competição brasileira de caminhões preparados para corrida, afirma o estudante de automobilismo Fernando Siqueira Carvalho que irá contar um pouco mais sobre essa história para quem gosta e deseja aprender mais sobre a Fórmula Truck.

O início da modalidade aconteceu em setembro de 1987, idealizada pelo caminhoneiro Aurélio Batista Félix e pelo jornalista Francisco Santos. A primeira corrida aconteceu no Paraná, no autódromo de Cascavel. Batizada de “I Copa dos Caminhoneiros”, a prova teve 35 pilotos e foi um teste para saber se aquela competição daria certo, informa Fernando Siqueira Carvalho.

A verdadeira consolidação da competição ocorreu em 1995 com o modelo de disputa realizados em quatro provas demonstrativas em quatro cidades diferentes, somente em Goiânia o público ultrapassou o número de 120 mil pessoas. Após seguir o regulamento da Confederação Brasileira de Automobilismo, aconteceu a primeira prova oficial em Guaporé (RS), a disputa contou com 13 caminhões no grid.

As transmissões na televisão também era algo que chamava a atenção, pois como era uma novidade no mundo automobilístico, muitas pessoas queriam acompanhar. Em outubro de 1998 aconteceu a primeira transmissão da Fórmula Truck na Rede Globo. Nos anos seguintes, quem ficou responsável em levar a fórmula Truck para a televisão foi a Band, aos domingos a tarde. Já em 2004 e 2005, a RedeTv que transmitiu o campeonato desses anos.

Para finalizar, Fernando Siqueira enumera os maiores campeões da Fórmula Truck até hoje:

  1. Renato Martins. Piloto de São Paulo;
  2. Felipe Giaffone. Piloto de São Paulo;
  3. Wellington Cirino. Piloto do Paraná;
  4. Roberval Andrade. Piloto de São Paulo;
  5. Leandro Totti. Piloto do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui