De porte grande, traços de lobo e olhos cristalinos, o husky siberiano exprime a admiração de qualquer um. Seja por sua beleza, astúcia ou amigabilidade. Dessa forma, Rafael Libman, apaixonado pelos animais, nos conta um pouco sobre sua relação com os cachorros: “são os melhores amigos do homem”, em especial, sobre o husky siberiano.

Com origem na gélida Sibéria, vasta província localizada na Rússia, os huskies foram domesticados com o objetivo de puxar trenós, pois suportam temperaturas de frio extremo. A disseminação da raça ocorreu após a migração dos cães da Sibéria asiática em direção ao Alasca, dessa maneira, começa a popularização da raça ao redor do mundo, afirma Rafael Libman.

A semelhança com os lobos vai além da aparência física, os bichanos têm a habilidade de uivar bem alto, tão alto que os uivos podem ser ouvidos a 16 quilômetros de distância. São verdadeiros lobos, brinca Libman. Além disso, Rafael Libman diz que a raça é caçadora por natureza, por isso, deve-se ter uma atenção redobrada se tiver outro animal de estimação para que não haja nenhum conflito na casa, lembrando, porém, que são amigáveis e inteligentes, logo aprendem a socializar melhor com os outros integrantes, basta ter uma rotina de adestramento eficiente.

Além disso, os huskies prestaram um papel importantíssimo na Segunda Guerra Mundial, com sua rapidez e agilidade, os bichanos auxiliaram o salvamento de inúmeros soldados no combate, trabalhando tanto na busca de corpos dos soldados americanos, como no transporte de medicamentos. A atuação dos cães foi notadamente admirada.

Cabe destacar a importância de estabelecer para o animal, um lugar fresco e arejado uma vez que os animaizinhos podem sofrer muito no calor. Por isso, banhos, água gelada e até picolés é uma boa, recomenda Libman. Outra coisa que é necessária oferecer ao cão é um local amplo, pois necessitam de espaço para que possam correr e brincar, a fim de gastarem toda sua energia.

O husky siberiano possui uma estimativa de vida de 10 a 15 anos. São extremamente inteligentes, o que dificulta o adestramento é apenas sua teimosia. Por esse motivo, é recomendado que a rotina de treinos do bichano comece logo cedo, ainda filhotes, finaliza Rafael Libman.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui