Foto: AEN

Com financiamento pelo Programa de Eficiência Energética (PEE/Aneel) da Copel, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), inaugurou na sexta-feira (11) a usina solar fotovoltaica do Campus Centro Politécnico, em Curitiba. A instalação é a maior do Brasil na sua modalidade: estacionamento solar carport.

O evento online teve a participação de diversas pessoas envolvidas no projeto e representantes da UFPR, do Governo do Estado e do Ministério da Educação. A abertura foi conduzida pelo coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, Paulo Parreira, que salientou o êxito da equipe ao encerrar o projeto mesmo em ano de pandemia.

“Ao todo são R$ 21 milhões investidos em PEE e P&D, nessa ação que abrange praticamente todos os prédios da universidade federal”, destacou João da Silva Dias, coordenador do Projeto de Eficiência Energética da UFPR e superintendente da Funpar. Ele agradeceu a todas as equipes envolvidas e mencionou que a usina virou um laboratório a céu aberto, com alunos de graduação e pós-graduação e empresas produzindo pesquisa sobre eficiência energética.

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – O projeto de eficiência energética da UFPR vai gerar 1,2 megawatts de energia. Junto a 56 mil lâmpadas LED que serão instaladas nos prédios da universidade em Curitiba, a economia será superior a R$ 2 milhões de reais por ano.

“A Copel participou dessa chamada especial em 2016 e abraçou esse projeto de trazer a eficiência energética e os recursos distribuídos para o ensino superior público. A empresa participou dessa chamada prioritária de PEE e estratégica de P&D da Aneel com o maior número de projetos entre todas as concessionárias, uma iniciativa única”, afirmou o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais da Copel, Julio Shigeaki Omori.

Omori ainda destacou a visão de futuro de todos os envolvidos por atuarem na transição energética em toda a cadeia de energia, encarando desafios nos processos de digitalização no setor. “O ponto de vista da Copel é uma semente plantada para um futuro promissor, e o setor elétrico está cada vez mais voltado à sustentabilidade do nosso planeta”, enfatizou Omori.

PRESENÇAS – Também participaram do evento online o vice-governador Darci Piana; a vice-reitora da UFPR, Graciela Ines Bolzon de Muniz; o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Wagner Vilas Boas de Souza; e o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca.

Acesse mais informações sobre a Chamada ANEEL 001/2016 – Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D.