Foto: Levy Ferreira/SMCS

Nos últimos quatro anos, a Regional Cajuru se tornou exemplo de que Curitiba levou o conceito de “cidade inteligente” para os bairros, com a instalação de projetos como a Fazenda Urbana e o FabLab. Além de destacar a região com propostas inovadoras, a Prefeitura investiu em obras para melhorar a qualidade de vida dos 246 mil moradores dos seis bairros.

Entre elas, a revitalização de mais de 130 ruas, o que corresponde a 66 quilômetros de asfalto, novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), a reforma de espaços de esporte e lazer e a troca da iluminação urbana, que trouxeram benefícios diretos para os moradores do Cajuru, Uberaba, Guabirotuba, Jardim das Américas, Tarumã e Capão da Imbuia.

“Esta gestão desenrolou questões que eram consideradas nós históricos, que a população dizia estar solicitando há mais de 20 anos”, afirma a administradora regional, Adriane Cristina dos Santos.

Referência em inovação
O primeiro FabLab de Curitiba foi inaugurado em 2019 na Rua da Cidadania do Cajuru. É um laboratório de fabricação por prototipagem com chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde estudantes, empresas e comunidade podem compartilhar conhecimentos e colocar em prática ideias inovadoras.

O FabLab Cajuru já apoiou 75 projetos com consultoria para incentivo da cultura maker e uso das impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.

Mantenha-se informado, no link: https://www.curitiba.pr.gov.br