Programação virtual de fim de ano garante cultura em casa através de audiovisual, canto e teatro.

Programação virtual de fim de ano garante cultura em casa através de audiovisual, canto e teatro. Um dos destaques é a grande produção do curta-metragem Auto de Natal para encerrar as festividades natalinas de Curitiba. O espetáculo faz parte dos 23 vídeos preparados para integrar as atrações do Natal Curitiba Luz dos Pinhais/Natal Digital 2020.

Até o primeiro dia de 2021, 11 vídeos estão programados, entre esses 7 são inéditos. As produções podem ser vistas no Facebook da Fundação Cultural de Curitiba, do Conservatório de MPB e da Capela Santa Maria, e também no canal do YouTube do Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Os vídeos foram gravados entre novembro e dezembro, na casa dos cantores, em estúdio e espaços verdes da cidade e de acordo com as normas de distanciamento social exigidas pelas normas sanitárias de enfrentamento à pandemia de covid-19.

Auto de Natal

O filme dirigido por Edson Bueno, conta de forma lúdica a história encantada do nascimento do Menino Jesus, poeticamente rimada e cantada em prosa e verso, acompanhada pela trilha sonora de João Egashira. Acompanhe nesta sexta-feira de Natal às 11h, o Auto de Natal.

Será uma releitura do Auto de Natal que ocorreu nas Ruas da Cidadania em 2019, dessa vez com uma nova roupagem. Com um roteiro cinematográfico de Edson, o enredo traz um ar alegre e juvenil.

“O que é bom é que temos a capacidade de nos adaptarmos e manter o espírito mesmo indo por outro caminho. Inspirados pela magia do Natal, fechamos as nossas festividades com chave de ouro”, frisou Edson Bueno.

Ainda no ritmo natalino, outras 9 gravações estão programada com os grupos, Coral Brasileirinho, Grupo Brasileiro, Camerata Antiqua de Curitiba e a Banda Lyra Curitibana.

Ano Novo

Duas gravações comemoram o novo ano nas redes sociais. Dia 31 às 20h, um dueto será executado pela soprano Luciana Melamed e pelo tenor Vitorio Scarpi, apresenta Libiamo Ne’lieti Calici (Vamos beber dos cálices alegres).

Esta peça é um famoso dueto com coro da Ópera La traviata de Giuseppe Verdi (1853), uma das melodias de ópera mais conhecidas e uma escolha popular de desempenho para muitos grandes tenores.

E no primeiro dia de 2021, às 18h, a apresentação de Ave Maria (Ellens Dritter Gesang) de Franz Schubert (1797 – 1828) com a cantora Ornella de Lucca e o pianista Felipe Biesek.

Confira a programação:

24/12/2020 (QUINTA)

16h – Coral Brasileirinho e Grupo Brasileiro apresentam Quando o Natal Chegar

20h – Camerata Antiqua de Curitiba apresenta Noite Feliz

25/12/2020 (SEXTA)

11h Auto de Natal com direção de Edson Bueno

17h Camerata Antiqua de Curitiba – Reprise dos 5 vídeos realizados

Joy to the world, Adeste Fidelis, Oh Holy night, Gloria, Noite Feliz

18h Banda Lyra apresenta Jingle Bell Rock

20h Ópera Nessun Dorma

31/12/2020 (QUINTA)

20h Ópera Libiamo Ne’lieti Calici

01/01/2021 (SEXTA)

18h Ave Maria (Ellens Dritter Gesang)