Foto: José Fernando Ogura/ANPr

Em 2021, os proprietários de veículos poderão parcelar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até cinco parcelas, de janeiro a maio. A medida, segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná (SEFA), foi adotada por causa da pandemia da Covid-19.

O calendário de pagamentos começa no dia 18 de janeiro e varia conforme o número final da placa dos veículos. Quem optar por pagar à vista, terá desconto de 3% no valor total do IPVA.

Assim como em 2020, os contribuintes não receberão o boleto em casa para efetuar o pagamento, nem qualquer outro tipo de correspondência. Para emitir a guia, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda e selecionar a opção “Consultar Débitos do IPVA” na aba de Serviços. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Apenas com o número do Renavam também é possível pagar o imposto diretamente nos caixas ou canais de atendimento de sete bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

A quitação do IPVA é requisito obrigatório para emissão certificado de licenciamento de veículo pelo Detran/PR.