Foto: Luiz Costa /SMCS

Com o decreto 565, que instituiu a bandeira vermelha em Curitiba por conta do agravamento da pandemia de Covid-19, os ônibus passam a circular, a partir deste sábado (13/3), com limite de ocupação de 50%. O objetivo é evitar as aglomerações dentro dos veículos. Até então, o limite era de 70%.
A Urbanização de Curitiba (Urbs) informa que vai manter as tabelas e a frota inalteradas até a próxima segunda-feira (15/3), quando será analisada a necessidade de ajustes na operação. A frota opera com cerca de mil veículos (80% do total) no geral, mas com 100% dos veículos nas principais linhas. Até a última quinta-feira (11/3), o movimento diário estava em cerca de 350 mil passageiros. Com o novo decreto, que amplia as restrições a serviços não essenciais, a circulação de pessoas deve cair e, como consequência, o número de passageiros deve ter redução nos próximos dias.
O novo decreto entrou em vigor à zero hora deste sábado e tem vigência até o dia 21 de março de 2021.
Os atendimentos presenciais e os agendamentos na Urbs e nas Ruas da Cidadania também ficam suspensos nesse período. Os usuários terão que remarcar os agendamentos a partir de 22/3. Mas as atividades de fiscalização, vistoria do transporte coletivo, limpeza e manutenção serão executados normalmente.