Nos dias 15 e 16 de março, os bispos do Paraná vão realizar, de forma online, a primeira assembleia do ano. A assembleia já estava agendada para acontecer, nessa mesma data, na cidade de Francisco Beltrão (PR), mas precisou ser modificada para o formato online, devido aos desdobramentos da pandemia da Covid-19. É a primeira vez na história do Regional que os bispos se reunirão de forma remota.

Participarão da assembleia os 19 bispos titulares das arquidioceses, dioceses e eparquias ucranianas do Paraná. Apenas Dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel (PR), que está internado para tratamento da Covid-19, não participará. Participam também do encontro, Pe. Valdecir Badzinski, secretário executivo da CNBB Sul 2, e Pe. Emerson Lipinski, Presidente da Comissão dos Presbíteros do Regional Sul 2.

Dentre os vários assuntos na pauta da reunião dos bispos, estão: a pandemia da Covid-19; a Assembleia Geral da CNBB, que se realizará de forma remota nos dias 12 a 16 de abril; a organização da Assembleia do Povo de Deus, prevista para acontecer no mês de setembro; a questão dos pedágios das estradas do Paraná; a 6ª Semana Social Brasileira; a Pastoral Ecológica Integral; o Ano de São José e questões referentes à Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná no país da Guiné-Bissau, África.

Além desses assuntos, na manhã de terça-feira, 16, o novo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, participará de um momento para saudar o episcopado paranaense. Este é o primeiro encontro dos bispos do Paraná no ano de 2021. O site da CNBB Sul 2 trará informações e matérias sobre o trabalho dos bispos nesses dias.