Foto: Jaelson Lucas/ANPr

O Instituto Água e Terra (IAT) informa que o terceiro boletim de balneabilidade, divulgado nessa sexta-feira de Ano Novo (01), se mantém com os mesmos resultados da semana passada. Praticamente todos os pontos monitorados mantêm a qualidade da água. Somente Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio do Nunes, próximo à Ponte PR-340, em Morretes, continuam impróprios para banho. Todos os locais no Interior (Costa Oeste e Norte) estão balneáveis.

“Mesmo com as fortes chuvas dos últimos dias, não foi constatado mais nenhum local com aumento significativo da bactéria Escherichia coli”, diz a bióloga do Laboratório de Microbiologia do IAT em Curitiba, Beatriz Ern da Silveira.

Nessa semana o IAT lançou uma novidade que facilitará os banhistas na temporada de verão: o aplicativo para sistema Android “Balneabilidade Estado do Paraná”. “O app é uma forma mais ágil e dinâmica para os banhistas se certificarem com antecedência se o local que ele está indo é balneável”, explica a diretora do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles.