UNESCO Lança Novos Materiais de Educação Ambiental para Escolas e Professores

By Max Dias Lemos 3 Min Read

A UNESCO divulgou recentemente novos materiais educativos com o objetivo de tornar os currículos escolares mais ecológicos e capacitar os estudantes para enfrentar a crise climática. A iniciativa visa integrar a educação ambiental em todas as disciplinas e níveis de ensino, promovendo uma abordagem prática e orientada para a ação.

Uma análise realizada pela UNESCO em 2021 revelou que 47% das estruturas curriculares não mencionam a questão climática, e 70% dos jovens expressaram preocupação com a forma como o tema é abordado nas escolas. Diante desse cenário, a UNESCO intensificou seus esforços para popularizar a educação ambiental, liderando a Parceria para uma Educação mais Ecológica.

Audrey Azoulay, diretora-geral da UNESCO, destacou a importância de tornar as escolas e currículos mais verdes como uma estratégia eficaz para enfrentar a disrupção climática a longo prazo. Ela enfatizou a necessidade de uma abordagem que capacite os jovens a entenderem seu papel na promoção de mudanças positivas.

A UNESCO lançou dois materiais de apoio para auxiliar na criação de currículos e escolas mais sustentáveis. O primeiro, “Greening Curriculum Guidance: Teaching and Learning for Climate Action”, oferece um panorama sobre a educação climática e orienta os países a integrar o tema em todos os currículos, independentemente da idade dos estudantes.

O segundo documento, “Green School Quality Standard: Greening Every Learning Environment”, foi desenvolvido com o apoio de outras agências da ONU e estabelece os requisitos mínimos para a criação de escolas sustentáveis. O guia apresenta quatro dimensões essenciais: governança, estrutura, ensino e aprendizagem, e engajamento comunitário.

Para a governança escolar, o guia recomenda a criação de um comitê de sustentabilidade responsável por desenvolver uma visão e política escolar que incorpore práticas sustentáveis e resiliência climática. No aspecto de ensino e aprendizagem, sugere a elaboração de planos de aula que integrem a educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) e a mudança climática.

Em termos de estrutura, o documento propõe a formação de equipes de monitoramento para implementar ações de mitigação das mudanças climáticas e garantir a resiliência climática. No engajamento comunitário, incentiva a organização de campanhas de conscientização e a mobilização dos alunos em ações de mudança climática.

Esses materiais estão disponíveis gratuitamente no site da UNESCO e visam capacitar escolas e professores a promoverem uma educação ambiental eficaz, preparando os estudantes para se tornarem cidadãos ativos e comprometidos com a sustentabilidade e a ação climática.

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