Como você deve saber, o paladar infantil necessita de uma maior atenção, não é verdade? Conforme comenta a nutricionista Allana Ferreira, ainda assim, é sempre bom se atentar não somente aos alimentos naturais, como frutas e legumes, mas à frequência desses alimentos padrões, que estão sendo colocados nas lancheiras e refeições livres de cada um. Sabe por quê?
Ora, os pequenos precisam ter pratos mais diversificados, pois só dessa maneira eles conseguirão experimentar de tudo, ter mais saciedade e mais vontade de comer. Mas o que fazer se você não tem ideia do que colocar na lancheira do seu filho? Bem, existem ótimas dicas de refeições que valem a pena serem investidas. Refeições essas que, além de serem saudáveis, também são deliciosas. Neste artigo, daremos 5 ideias gratuitas desses lanches para você fazer para as crianças. E se você quer saber quais são eles, basta ler o texto até o final:
Hambúrguer saudável
Para iniciar, selecionamos um alimento que é delicioso, e que provavelmente as crianças adoram comer: hambúrguer. Conforme comenta a nutri Allana Ferreira, diferente do que a maioria das pessoas pensam, o hambúrguer não é uma refeição prejudicial à saúde, tendo em vista que se trata de uma comida à base de carne. Por isso, a primeira dica é: na hora de fazer um prato diversificado para a criança em sua refeição livre, faça um hambúrguer com carne magra — patinho, por exemplo —, e asse-o em um forno. Na sequência, você pode usar a imaginação e adicionar tomate e alface à vontade para que a criança coma ainda melhor.
Batata frita sem óleo
E se tem hambúrguer, não poderia faltar a batata frita, você não concorda? Essa receita, se preparada de uma maneira eficiente, pode vir a se tornar um prato saboroso e bastante saudável para qualquer um. A dica para isso é que ao invés de fritá-la no óleo, você opte por uma fritadeira a base de ar. Ou, se você preferir, pode levá-las ao forno, fazendo a famosa batata rústica. Uma outra opção é investir em cenouras ao invés das batatas palito. O que acha?
Bolinho de chocolate sem farinha
Não podemos nos esquecer que criança de verdade gosta de comer doces, certo? Por isso, a profissional Allana Ferreira do Valle explica que uma outra sugestão é que você faça um bolo de chocolate bem saboroso, mas sem farinha. Sabe como? Basta utilizar um pacote de coco ralado ao invés da farinha de trigo. Depois, acrescente:
- Seis ovos;
- Cinco colheres de sopa de cacau em pó;
- Adoçante;
- Duas colheres de sopa de óleo de coco;
- Uma colher de sopa de fermento.
Você verá que essa receita será ainda melhor do que um bolo coberto de glúten e lactose.
Pão de queijo feito com granulado de tapioca
E por falar em receitas sem glúten e zero lactose, vale a pena conhecer um prato brasileiro delicioso e totalmente adaptado aos paladares mais sensíveis, que é o pão de queijo feito de granulado de tapioca. Essa receita precisa de:
- 1 xícara de granulado de tapioca;
- 3 colheres de queijo zero lactose ralado;
- 2 ovos.
Misture tudo, deixe esfriar, e leve para assar. Você verá que as crianças aproveitaram ainda mais essa delícia, e ficarão ainda mais saciadas.
Milk shake de banana sem açúcar
A última receita, e talvez a favorita de toda a criançada, é o famoso milk shake. Diferente de tudo o que você já viu, existe uma bebida ainda mais saudável e que vale a pena ser investida para oferecer à galera. Ela consiste em adicionar no liquidificador:
- 1 banana congelada;
- 1 colher de sopa de mel;
- ½ copo de leite.
Misture tudo até chegar a uma consistência boa, e sirva à vontade, principalmente nos dias mais quentes.
A nutricionista de Cascavel, Allana Ferreira do Valle, comenta que é bem simples adaptar algumas receitas deliciosas e oferecer às crianças de uma maneira mais saudável. Você não concorda?