Boa gestão: saiba como aplicar o compliance empresarial em sua corporação

By Louis Lisban 3 Min Read
Eloizo Gomes Afonso Durães

Aplicar o compliance empresarial é uma das formas de manter a corrupção longe da corporação. Diante disso, o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães comenta qual é a melhor forma de aplicar essa estratégia. Quer manter a corrupção longe da sua empresa? Prossiga com a leitura e saiba como aplicar o compliance empresarial em sua instituição. 

 

Estudando os riscos da empresa

 

De acordo com o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, o primeiro passo para aplicar o compliance empresarial, e evitar o surgimento de infrações relacionadas ao crime de corrupção, é realizar um estudo dos riscos em potencial que podem prejudicar as atividades financeiras da empresa. 

 

Dessa maneira, essa etapa exige que se efetue a fiscalização de todas as atividades realizadas pela corporação, tendo como principal finalidade identificar e corrigir os erros de condutas que possam colocar a empresa em risco, bem como roubo de tempo realizada pelos funcionários, ou desvio de materiais.

 

Elaborar regras éticas

 

Ainda, como indica o apoiador do combate à corrupção Eloizo Gomes Afonso Durães, outro fator importante para realizar a implementação do compliance empresarial é elaborar regras éticas que visam estabelecer um ambiente de trabalho mais harmonioso e seguro, evitando problemas por condutas desrespeitosas entre os colaboradores. 

 

Logo, a elaboração de regras éticas contém a responsabilidade de criar normas corporativas que evitem condutas desrespeitosa que ferem o direito de um único ou um grupo de funcionários, bem como discriminações de classes, discriminação racial, assédio, abuso sexual, abuso de poder e apropriação imprópria de privilégios. 

 

Criar um sistema de fiscalização 

 

Por fim, como aponta o empreendedor Eloizo Gomes Afonso Durães, para consolidar a aplicação do compliance empresarial em uma instituição é necessário criar um sistema de fiscalização para que as normas estabelecidas sejam devidamente cumpridas, e quando não o são, para que os infratores sejam penalizados com as medidas cabíveis. 

 

Vale pontuar que a realização dessa etapa necessita da utilização de algumas ferramentas tecnológicas e estratégias que auxiliam na fiscalização. Assim, uma das principais estratégias adotadas para fiscalizar o cumprimento das normas dentro de uma empresa são a Big Data Analytics e o Machine Learning.

 

Evite a corrupção em sua corporação, aplique o compliance empresarial.

Share This Article