Cuide do emocional: entenda a importância da psicoterapia para a cirurgia

By Louis Lisban 3 Min Read
Dr. José Admirço Lima Filho

O período de espera para realizar uma cirurgia pode ser muito estressante para o paciente. À vista disso, o médico anestesiologista Dr. José Admirço Lima Filho entende que é de suma importância que o paciente seja preparado psicologicamente antes de se submeter ao processo cirúrgico para evitar eventuais complicações à saúde do mesmo. Esperando por uma cirurgia? Acompanhe o artigo e confira a importância da psicoterapia para esse procedimento. 

 

O que é cirurgia? 

 

Segundo o célebre Dr. José Admirço Lima Filho, é denominado cirurgia todo procedimento médico que provoca alguma alteração na estrutura do corpo humano e requer o corte ou sutura – que pode ser efetuado manualmente, – para a realização do tratamento de lesões e patologias de um determinado tecido ou órgão.  

 

Esse procedimento médico se trata de um momento extremamente delicado que pode colocar a vida do paciente em risco. Por isso, muitos pacientes e suas famílias presenciam um sentimentos estressantes que podem acometer tanto a saúde psicológica, quanto a saúde física dos mesmos, interferindo negativamente na cirurgia.

 

Qual a importância da psicoterapia para a cirurgia? 

 

Ainda, conforme indica o renomado Dr. José Admirço Lima Filho, a psicoterapia se faz iminente no período em que o paciente aguarda para a realização do processo cirúrgico, conhecido de período perioperatório, para que o mesmo e seus familiares encontrem formas mais saudáveis de lidar com estresse. 

 

Ademais, todo o estresse causado por esse período pode acarretar em patologias psicológicas que refletem negativamente para a saúde física do paciente, acometendo a cirurgia e a recuperação do mesmo. Assim, se faz imprescindível que o indivíduo, conjuntamente com seus familiares, contem com o auxílio da psicoterapia. 

 

Quais são as cirurgias em que os pacientes mais precisam de psicoterapia? 

 

Embora a maioria dos procedimentos cirúrgicos sejam extremamente estressantes e apresentem a possibilidade de colocar a saúde do paciente em quadro de risco, há algumas cirurgias que são consideradas extremamente estressantes e requerem um acompanhamento psicológico antes e após a sua realização. 

 

Dessa maneira, como aponta o ilustre Dr. José Admirço Lima Filho, as cirurgias que exigem obrigatoriamente a psicoterapia são: 

 

  • Cirurgia bariátrica; 
  • Readequação genital, 
  • Laqueadura;
  • Vasectomia.

 

Lembre-se: é normal sentir medo e insegurança antes de efetuar uma cirurgia, por isso é fundamental procurar por acompanhamento psicológico. 

 

Share This Article