É possível harmonizar vinho e chocolate?

By Louis Lisban 3 Min Read

Marco Antonio Carbonari é especialista em produção de vinhos e é proprietário da vinícola Villa Santa Maria no Vale do Baú em São Paulo. Hoje pedimos algumas dicas de harmonização Vinho x Comida. Marco Antonio Carbonari levantou uma pauta acerca da harmonização de doces, vem ver:

É comum que quando falamos sobre a harmonização de vinhos com pratos o foco sempre seja pratos salgados, mas Marco Antonio Carbonari nos revela que na verdade é possível realizar diversas combinações magníficas com doces. Para isso ele nos deu algumas dicas.

  1. Chocolate Amargo

O chocolate amargo, segundo Marco Antônio Carbonari possui baixo teor de açúcar e gordura, características essas que facilitam a percepção de outros sabores. Sendo assim chocolates amargos são ótimos para começar a harmonizar os sabores. Chocolates com 50% ou 70% de cacau são os ideais.

Já na questão do vinho, opte por uma bebida encorpada e aromática, possuinte de um alto teor de açúcar residual, como por exemplo um vinho tinto de mesa.

  • Vinho Licoroso

O vinho licoroso, conta Marco Antonio Carbonari, é encorpado. Fortificado durante a fermentação, com o intuito de manter e destacar o sabor da e açúcar das frutas, essa bebida chega a ter um valor igual ou semelhante ao peso do chocolate, sendo uma harmonização clássica.

Marco Antonio Carbonari ressalta que o vinho licoroso costuma exceder na graduação alcoólica, então fique atento à quantidade ingerida!

  • Vinho de Colheita Tardia

Vinhos de colheita tardia tendem a ser mais doces por desidratarem no pé e manterem a quantidade de açúcar concentrada. O sabor orna perfeitamente bem com o chocolate ao leite, fazendo com que os açúcares entrem em sintonia.

Opte por um vinho de maior acidez para que os sabores se concilie e se equilibrem

  • Chocolate Branco

O chocolate branco consegue uma harmonização incrível quando acompanhado com espumante moscatel. A acidez e o perlage ajudam a limpar o paladar da gordura e doçura do chocolate.

Marco Antonio Carbonari diz que, para conciliar o chocolate branco com vinhos, basta optar por uma bebida que tenha passado por fermentação maloláctica. 

  • Chocolate com concentração de cacau

Se você é um grande fã do vinho tinto, experimente um Cabernet Sauvignon ou Syrah com chocolate 75% cacau. Marco Antonio Carbonari explica que as bebidas que possuem estágio em barril de carvalho tendem a incrementar no sabor.

Ficou com vontade de experimentar? Marco Antonio Carbonari os convida para uma visita na vinícola Santa Maria, onde você poderá vivenciar uma experiência gastronômica excepcional. Agende pelo WhatsApp: (12) 9 9746-6298.

Share This Article
Leave a comment