Governo de SP abre 5,5 mil vagas para cursos gratuitos com foco em nuvem e IA

By Louis Lisban 5 Min Read

A partir desta segunda-feira (15), os residentes do estado de São Paulo interessados em ingressar na área de tecnologia da informação terão uma oportunidade única com o lançamento do programa Qualifica SP – Novo Emprego, gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Este programa oferece 5,5 mil vagas gratuitas em cursos especializados em computação em nuvem e inteligência artificial, realizados em parceria com o Google Cloud, o braço de computação em nuvem do Google.

Após a conclusão dos cursos, os estudantes que preencherem todos os requisitos serão convidados a participar da ‘Job Fair – Feira de Oportunidades’, um evento programado para novembro que conectará os participantes a estágios e empregos na área.

De acordo com dados da Brasscom, até 2025 serão necessários mais de 500 mil novos profissionais de tecnologia da informação no Brasil, tornando crucial iniciativas como a do SDE que visa formar mais de 5 mil profissionais em cursos online de um mês e meio. As inscrições podem ser feitas até 5 de agosto pelo site www.qualificasp.sp.gov.br, sendo abertas para maiores de 18 anos residentes no estado de São Paulo, com testes classificatórios a serem realizados após a inscrição e convocações feitas por e-mail. Uma nova oferta com 2,5 mil vagas está prevista para agosto.

Os cursos oferecidos são intensivos e abrangentes. O primeiro curso, “Fundamentos de Computação em Nuvem – Google Cloud”, com 3 mil vagas, proporciona uma visão detalhada dos conceitos de nuvem, big data e aprendizado de máquina. Já o segundo curso, “Inteligência Artificial – Google Cloud”, oferece 2,5 mil vagas e abrange desde os fundamentos de grandes modelos de linguagem até os princípios éticos da inteligência artificial.

Além das habilidades técnicas, os participantes terão a oportunidade de obter o ‘selo de habilidades’ do Google Cloud, que certifica o conhecimento específico nas áreas estudadas. Aqueles que obtiverem os selos necessários e tiverem pelo menos 75% de presença nas aulas poderão participar da Job Fair – Feira de Oportunidades, evento virtual que promete ser uma porta de entrada para o mercado de trabalho na área de tecnologia.

Como são os cursos
O primeiro curso é “Fundamentos de Computação em Nuvem – Google Cloud”. Com 3 mil vagas, oferece aos estudantes com pouco ou nenhum conhecimento em computação em nuvem uma visão detalhada dos conceitos que abrangem os fundamentos da nuvem, big data e aprendizado de máquina. São quatro módulos, totalizando 64 horas de curso divididas em 56 horas de conteúdo programático e oito horas de habilidades socioemocionais.

O segundo curso é o “Inteligência Artificial – Google Cloud”, com 2,5 mil vagas. Apresenta, em três módulos, um panorama dos conceitos de inteligência artificial generativa, desde os fundamentos de grandes modelos de linguagem até os princípios de responsabilidade. São 50 horas de curso, divididas em 30 horas de conteúdo programático, 12 horas de tutoria e oito horas de habilidades socioemocionais.

Job Fair – Feira de Oportunidades
Ao final de cada módulo dos cursos, será aplicada uma avaliação para obtenção do ‘selo de habilidades’ do Google Cloud, que representam um reconhecimento da empresa de que a pessoa possui conhecimento naquela habilidade específica.

Os estudantes que conseguirem os selos necessários e tiverem no mínimo 75% de presença nas aulas poderão participar da Job Fair – Feira de Oportunidades, evento virtual com ofertas de estágio e emprego promovido pelo Google Cloud e empresas parceiras, que acontecerá no mês de novembro.

Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pasta do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional, ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcrédito do Banco do Povo. Tem como instituições vinculadas a InvestSP, a Desenvolve SP e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Share This Article