Artista protesta contra política chinesa usando 27 trajes contra Covid

By Louis Lisban 2 Min Read

Em um domingo de manhã, uma figura inchada, parecida com o boneco da Michelin, caminhou pela Times Square em Nova York, ofegante pelo esforço de tentar se mover enquanto usava 27 trajes de proteção.

Dentro do casulo branco estava Zhisheng Wu, um artista chinês que encenou a performance de rua para criticar a implacável política de Covid zero da China.

“Os trajes de proteção se tornaram um símbolo visual na experiência coletiva e na memória coletiva de cada chinês”, disse Wu, um estudante de pós-graduação de 28 anos da Escola do Instituto de Arte de Chicago.

Com os capuzes dos trajes enrolados firmemente em torno de sua cabeça, expondo apenas o nariz e parte de seus olhos, Wu disse que havia se transformado em um “monstro” com sentidos reduzidos.

Originalmente, ele planejava usar 100 deles, mas descobriu que 27 era o máximo que ele conseguia. Enquanto cambaleava, o artista foi descendo cada vez mais até que teve que recorrer a engatinhar. Eventualmente, ele caiu no chão e foi ajudado por seu assistente a se libertar dos trajes, com o rosto corado e encharcado de suor.

“Quero usar isso como uma metáfora para cada indivíduo chinês sendo afogado na torrente política”, disse ele.

Durante a apresentação de cerca de uma hora, os transeuntes pararam para olhar para Wu ou tirar fotos, embora muitos parecessem confusos com o que viram. Nos Estados Unidos, os trajes de proteção continuam sendo uma visão rara na vida cotidiana, mesmo no auge da pandemia.

Share This Article