Empreendimento farmacêutico: a importância do departamento de compras

By Louis Lisban 3 Min Read
Manoel Conde Neto

Para todo empreendedor, a preocupação com o aumento das vendas é uma constante, o que leva muitos a focarem apenas nos lucros. Contudo, para Manoel Conde Neto, proprietário da Farma Conde, existem ações de melhoria dentro da própria farmácia que podem auxiliar na maximização das vendas e na agilidade das operações: o investimento no departamento de compras.

 

O departamento de compras é um diferencial positivo para toda farmácia. Afinal, por meio dele que são realizadas distintas funções de compra, saída, organização e geração de relatórios que acompanham o fluxo do empreendimento. Quando o departamento está inserido dentro de um setor varejista as responsabilidades aumentam consideravelmente para essa gestão que, além de demais tarefas, irá lidar com o controle de estoque. 

 

O empresário Manoel Conde Neto compreende esse setor como o responsável por abastecer toda farmácia no quesito de suas principais necessidades: equipamentos, itens de uso interno e produtos que serão vendidos. Entre suas principais funções estão, principalmente, as cotações e orçamentos, receber e organizar pedidos de compras para todas as áreas, negociação com fornecedores, emissão de ordens de compra, selecionar novos fornecedores, etc. 

 

Essa gestão do departamento de compras é, na perspectiva de Manoel Conde Neto, uma atividade essencial ao bom funcionamento de seu empreendimento farmacêutico. Além de assegurar a organização de negociações e realização de pedidos, é esse setor que garante as disponibilidades de produtos em estoque o que, ao final, refletirá diretamente nas saídas e lucros diários das vendas de produtos. 

 

Quando esse departamento está devidamente alinhado com suas execuções, há uma melhoria notória em todo desempenho da farmácia. Além da otimização dos processos, aumento das vendas, da produtividade e competitividade, esse setor assegura negociações mais eficientes e que resultem em melhores preços para a farmácia. 

 

O empresário Manoel Conde Neto compreende, portanto, o investimento no departamento de compras como aumento direto na qualidade de seus produtos,  serviços e entregas. Uma gestão desse setor alinhada impacta positivamente nas demais partes do negócio. É preciso entender que cada setor depende do outro diretamente, e que a base para o trabalho dos demais é organizada pelo departamento de compras, visto que engloba condições para todas as outras áreas.

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